quinta-feira, 13 de setembro de 2007

São Francisco da Serra

Formada pelas localidades de Cruz de João Mendes, Salema, Roncão e S. Francisco da Serra, está integrada no concelho de Santiago do Cacém, abrange uma área de 51,42 km2 e com 890 habitantes (censos de 2001) tem uma densidade de 17,3 hab/km².

Património
Com características rurais, tem sido berço de artistas que se têm destacado, não só a nível local, como também a nível nacional. Existem determinados locais de interesse turístico que constituem grande parte do seu património cultural. Destaca-se a fábrica de cortiça, Igreja Matriz, moinhos de vento, Dólmen da Palhota e os Frescos de S. Francisco.

História
A formação da freguesia remonta ao período medieval e deve-se à Ordem de Santiago de Espada, tal como a generalidade das freguesias mais antigas do concelho de Santiago do Cacém. Recebeu a carta de foral no início do século XVI, por D. Manuel I. A freguesia é reconhecida com presença humana desde a pré-história, encontrando-se algumas antas na Herdade das Antas e da Salema, locais que foram escavados e que parte deste espólio pode ser observado no Museu Municipal de Santiago do Cacém.

Actividades
A agricultura, pecuária, comércio, serviços e a extracção de cortiça constituem as principais actividades económicas, sendo esta última, que serve de base para um dos trabalhos feitos no artesanato da freguesia, nomeadamente, as miniaturas e quadros em cortiça, além das miniaturas em madeira, inseridas em garrafas de vidro e a imitação dos tapetes de Arraiolos.

Gastronomia e produtos regionais
Rica em produtos regionais, a gastronomia da freguesia é constituída pela tradicional açorda de alho, lombo de porco em banha e mioleira de porco com pão ralado (miolos). Em termos de doçaria típica, apresenta o mel de rosmaninho, e os licores de poejo, mortinho, café, tangerina e amora.

Sem comentários: