terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O Sobreiro

O Sobreiro é uma das espécies mais importantes do mediterrânico, constituindo as áreas de sobreiros, um tipo característico de sistema agro-florestal, denominado montado de sobro.
O aproveitamento e utilização do Sobreiro é parcialmente total: a exploração da cortiça; dos frutos (bolotas); a madeira para lenha e carvão; a caça; aproveitamento dos solos para pastagens e/ou cereais de sequeiro.

A importância económica é indiscutível e resulta principalmente do facto de Portugal deter mais de 55% da produção mundial de cortiça. De acordo com os dados do Instituto Florestal, estima-se que a produção anual nos últimos anos seja de 35 mil toneladas de cortiça virgem e de 135 mil toneladas de cortiça amadia. Os montados de sobro apresentam também uma elevada importância ecológica, em grande parte devido à estabilidade deste tipo de ecossistemas.

Esta importância verifica-se especialmente pela manutenção de uma elevada diversidade biológica e pela conservação de uma herança cultural associada a estes ecossistemas.Quando se fala do Montado de Sobro não nos podemos esquecer dos problemas sociais e culturais que a substituição de sobreiros poderia acarretar.

Será mais um factor para acelerar a desertificação do Alentejo, pois a exploração dos povoamentos de sobro, exige a presença de homens, contribuindo deste modo para a fixação da população rural.

Sem comentários: